sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ligação Química

Ninguém pode perceber Química sem entender as ligações.
Por isso falo tanto delas nas minhas aulas.
Da repulsão e da atracção.
Das ligações fortes e das fracas.
Da energia que libertam quando se formam, da força necessária para as quebrar.
E, num momento, há aquele contacto visual que me faz perceber que já nem eles, os meus alunos, nem eu temos a certeza que é de átomos e moléculas que estamos a falar.
Na confusão momentânea entre o micro e o macro, saem da sala em silêncio, um ou outro sorriso de esguelha entre eles, porque é que esta Ciência, que devia ser das puras e duras, é tão subjectiva e mexe tanto connosco? Não há como fugir às palavras, que misturam conceitos, e a interpretação que lhes damos é aquela que as emoções e não nosso lado racional lhes querem dar.

1 comentário:

palco da poesia disse...

Eu concordo com você.Um aluno que não compreende fundamentos como a ligação química,é um aluno que ainda não foi alfabetizado em Química.