quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Teatro Municipal Baltasar Dias


Adicionar imagemO meu trabalho voluntário de hoje teve uma forte componente egoista: a minha extrema necessidade de me exaurir fisicamente para me sentir mentalmente em paz.
Depois de quatro dias em casa, a sentir-me uma coisa inútil, carregar tábuas e vidros e telhas e lixo, dar o meu pequenino contributo para que a cidade volte à vida, foi fundamental.
Amanhã trabalharei para a comunidade, confesso que hoje isso não foi a motivação principal.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cheguei ao Funchal faz hoje 18 anos

Falida, com a vida em estilhaços, trazendo comigo o meu bem mais precioso (o meu filho) e uma enorme vontade de recomeçar.
Hoje choro a cidade que me acolheu e me deu uma nova oportunidade, ela própria estilhaçada. Como não sou mulher de chorar sentada, quero ajudar no que puder na reconstrução do meu Funchal.
Caramba, ao fim de 18 anos já é um bocadinho meu também!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Jantar dos desencalhados


E pronto, o jantar em casa do Frederico, a 14 de Fevereiro, ficou definitivamente batizado de Jantar dos Desencalhados da Vida. Aquilo que começou por ser o jantar dos "sem namorados" engloba agora todos os que querem navegar na vida e não aceitam encalhar. Juntam-se os que não têm cais porque não querem, os porque por azar não o têm, os que, como eu, estão tão emaranhados nos cabos que é perigoso acostar, até aos que navegam nas aguas doces do amor recente. Até alguns que usam a televisão como encosto marcaram presença. Não vou fazer comparações com o inesquecível e irrepetível jantar do ano passado, senão os invejosos ainda me torcem o pescoço.

O Fico e eu voltámos à cozinha e, tal como no ano passado, o resultado foi bem acolhido.

Fica a receita dos corações de galinha do ano passado:

Coração de Galinha refogado
Ingredientes: 1 kg de corações de galinha (tirar veias e gorduras), sal a gosto, picante a gosto, alecrim, salsa, cebolinho, alho, Whisky (bué dele)
Misturar tudo e deixar marinar pelo menos 1 hora no frigorífico
Por um fio de óleo ou azeite numa panela ou frigideira grande. Quando quente, juntar os corações escorridos, tapar e deixar fritar uns 10 minutos. Os corações aumentam de tamanho e vai fazer muito molho. Aí, destapar a panela, juntar a marinada e deixar secar um pouco para obter um molho grosso.
Servir com arroz branco e salada ou picar com palitos e acompanhar com tintol e gargalhadas, como nós fizemos!

Prá ano há mais.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Morreu John Dankworth, cavaleiro do Jazz

Adorei a série os Vingadores. O tema principal é deste monstro do Jazz inglês, casado com uma cantora de Jazz, pai de dois músicos de Jazz. Em Dezembro, já doente, tocou no Royal Festival Hall, numa cadeira de rodas, durante o Festival de Jazz de Londres. Paixão é assim!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ligação Química

Ninguém pode perceber Química sem entender as ligações.
Por isso falo tanto delas nas minhas aulas.
Da repulsão e da atracção.
Das ligações fortes e das fracas.
Da energia que libertam quando se formam, da força necessária para as quebrar.
E, num momento, há aquele contacto visual que me faz perceber que já nem eles, os meus alunos, nem eu temos a certeza que é de átomos e moléculas que estamos a falar.
Na confusão momentânea entre o micro e o macro, saem da sala em silêncio, um ou outro sorriso de esguelha entre eles, porque é que esta Ciência, que devia ser das puras e duras, é tão subjectiva e mexe tanto connosco? Não há como fugir às palavras, que misturam conceitos, e a interpretação que lhes damos é aquela que as emoções e não nosso lado racional lhes querem dar.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Próxima milestone: Coimbra, 24 de Março

Lá estarei para cumprir a primeira etapa!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

oh yeah!


Deve ser do cansaço

Mas estou sem paciência para as pessoas negativas. Aquelas que parecem rejubilar nas más notícias, nos pensamentos mais pessimistas. que nos ouvem com muita atenção aparente quando temos uma desgraça para contar e nos respondem com outras tantas desgraças iguais ou piores que aconteceram ao filho da afilhada da vizinha da tia, mas que ficam muito desapontados quando temos só coisas boas para anunciar.
Decidi que não há espaço na minha vida para os pessimistas e os choramingas. Nem sequer tenho pena delas, a verdade é que florescem na miséria, principalmente na miséria alheia.
E felicito-me, mais uma vez, pelos amigos que tenho. Pelos que me telefonam ou mandam mensagens a dizer-me que vai correr tudo bem, que estão lá para o que for preciso, que vão comigo até ao fim do mundo. Preciso de sorrisos. Porque a resposta humana a um sorriso é outro sorriso. e a vida é feita destes pequenos nadas e vocês (nós) fizeram os dias assim.

Hoje perdi um neurónio

e faz-me muita falta, sério, ainda por cima fazia par com o outro.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Adeus, Rosa (Lobato Faria)


Hoje estou triste, perdemos uma das nossas. Uma das que valia a pena.


As Pequenas Palavras, por Rosa Lobato Faria


De todas as palavras escolhi água,

porque lágrima, chuva, porque mar

porque saliva, bátega, nascente

porque rio, porque sede, porque fonte.


De todas as palavras escolhi dar.

De todas as palavras escolhi flor

porque terra, papoila, cor, semente

porque rosa, recado, porque pele

porque pétala, pólem, porque vento.


De todas as palavras escolhi mel.

De todas as palavras escolhi voz

porque cantiga, riso, porque amor

porque partilha, boca, porque nós

porque segredo, água, mel e flor.


E porque poesia e porque adeus

de todas as palavras escolhi dor.

bloguista semestral

Acho que vou ser uma bloguista semestral! Ao fim deste tempo tempo todo, ainda não decidi sobre o que vou escrever, se é que vou escrever sobre alguma coisa. Ao ritmo de um post de 6 em 6 meses não serei eu a ocupar muito espaço na blogosfera.